quinta-feira, 21 de maio de 2009

Não me cativaram ainda, disse a raposa...


O Pequeno Príncipe- Cap XXI
-Vem brincar comigo, propôs o princepizinho. Estou tão triste...-Eu não posso brincar contigo respondeu a raposa, não me cativaram ainda.-O quer dizer "Cativar"? indagou o princepezinho...-É uma coisa muito esquecida, disse a raposa. Significa "Criar laços"...Tu não és para mim senão um garoto inteiramente igual a cem mil outros garotos. E eu não tenho necessidade de ti. E tu não tens também necessidade de mim. Não passo aos teus olhos de uma raposa igual a cem mil outras raposas. Mas se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro. Serás para mim único no mundo. E eu serei para ti única no mundo...
Antonine de Saint-Exupéry
________________________
Mais uma vez me surpeendo com as palavras e estórias deste grande autor. O Pequeno Príncipe não deixa de ser pra mim a forma mais sublime e pura que uma pessoa pode ser. Essa conversa do Pequeno Príncipe com a raposa continua e ela lança uma pergunta: "Por favor, cativa-me?" A filosofia da raposa sobre o que é cativar é fantástica! Cativar é criar laços, logo, eu ao não criar laços com uma pessoa certamente ela não será importante para mim, porque eu não a conheço e ela não tem nada a me oferecer, pra ela não deixo de ser um estranho... mas a partir do momento em que crio laços, eles tornam-se fortes e perseverantes quando dou o devido valor a àquela amizade na qual me foi confiada.
A amizade pra mim sempre foi importante e necessária, o homem tem necessidade das pessoas por mais que ela não queira e muito mais ainda se tem necessidade de uma grande e verdadeira amizade. Amizades sinceras, são poucas e a camaradagem são milhares, por isso é importante saber distiguir esses dois fatores. Não se confia à uma pessoa o conceito de amizade logo assim de cara, muita das vezes nos emplogamos tanto e depositamos tanta confiança em tal pessoa sem mesmo antes conhecê-la direito, que no final muitas das vezes termina mal. Aquela pessoa mostra-me uma idéia contrária do que eu achava dela. A amizade verdadeira, se contrói na base do amor, cumplicidade (coisas positivas), puxões de orelha, chamadas de atenção, demosntrações de carinho, enfim. Quem encontrou um amigo, encontrou um teseouro.
Eu tenho vários colegas, mas amigos de verdade... no máximo são cinco e sem mais. Raramente esses fatos se invertem. Como já aconteceu comigo. Supostos "amigos" que eu considerava já me aprontaram poucas e boas e aqueles que eu considerava companheiros de bagunça, camaradagem, esses sim foram amigos de verdade. E as atitudes deles me deixaram perplexa, pois jamais esperava tal gesto da parte deles. Gosto sempre de cativar as pessoas, não pra elas me acharem uma pessoa legal, bacana, porque quem tem de achar isso são elas e não eu. Você tem que ser você mesma sempre, as pessoas que você cativar se aproximarão porque criaram laços com você e gostaram de ti na forma como você é. Não tente nunca ser alguém quem você não é para agradar fulano, ciclano, mas seja você sempre! És único na vida deles, outro não há. Pra quem me conhece, sabe como sou, pra aqueles que não me conhecem, eis-me aqui... sejam bem vindos ao meu lugar! Essa sou eu na mais plena forma humana... Karla.

Karla Félix

.:: CQC toda segunda, às 22h na Band ::.

Nenhum comentário: